Objetivo
Discutir, refletir e apresentar estratégias para que o funcionário promova cuidados ao outro, autocuidados
e desenvolva estratégias para não adoecer em tempos de crise.
Objetivo
Promover acolhimento e reflexões
em tempos de incertezas.
Conteúdo Programático
O profissional da saúde como o curador ferido; o desafio da dor: o período desafiador do enfrentamento do COVID-19; reflexões sobre crise, incertezas
e aflições; um convite à mudança de perspectiva wabi- sabi; se tem vida, tem jeito; processo de luto: entre a não concordância e aceitação; entre escolhas
e renúncias; a necessidade de realizar
os ajustamentos criativos; conflitos;
o manejo em tempos de incertezas;
o convite para mudanças; deixe para trás
o que é tóxico e fique apenas com o que é nutritivo e continue apenas respirando.
Objetivo
Promover acolhimento e reflexões em tempos de incertezas.
Conteúdo Programático
O educador como o curador ferido;
o desafio da dor: o período desafiador
das aulas on-line; reflexões sobre crise, incertezas e aflições; um convite
à mudança de perspectiva wabi- sabi;
se tem vida, tem jeito; processo de luto: entre a não concordância e aceitação; entre escolhas e renúncias; a necessidade de realizar os ajustamentos criativos; conflitos; o manejo em tempos
de incertezas; o convite para mudanças; deixe para trás o que é tóxico e fique apenas com o que é nutritivo e continue apenas respirando.
Objetivo
Refletir sobre a importância de apropriação de nossas histórias e capacidade de superação.
Conteúdo Programático
A fé na vida, na sua história e na sua existência. "è caminhando que se faz o caminhar"; "juntos somos mais"; estar solitário e estar sozinho, "a solidão amiga", cuidados na apropriação de apenas ser.
Objetivo
Discutir sobre possibilidades existenciais para lidarmos com situações de crise
e conflitos.
Conteúdo Programático
Conflito: Grandes conflitos falsos, pequenos conflitos simbólicos e grandes conflitos verdadeiros. Paz negativa e paz positiva. Crise: O significado de crise; vazio existencial e medo e insegurança. Manejo em tempos de incertezas: Resgatando
a Fé; potencialidade e transcendência; extraindo flor de pedra; ajustamentos criativos e sabedoria organísmica.
Objetivo
Discutir sobre o suicídio e oferecer instrumentalização na lida do comportamento suicida a fim de servir como escopo para a prevenção ao suicídio no Brasil.
Conteúdo programático
A compreensão dos suicídios e do comportamento suicida; avaliação do potencial de suicídio; manejo do comportamento suicida; processo de morrência existencial e processo de extrair flor de pedras.
Objetivo
Discutir sobre o processo de luto; apresentar especificidades do luto por suicídio; apresentar possibilidades de manejo do processo de luto
por suicídio; apresentar ações da posvenção.
Conteúdo programático
O suicídio como morte interdita e escancarada. Compreensão das implicações e possibilidades
no processo psicoterápico na lida com o luto por suicídio. Posvenção e estratégias para grupos de apoio e grupos de psicoterapia.
Objetivo
Apresentar as especificidades do luto
por suicídio e discutir sobre os principais cuidados e intervenções para sobreviventes Enlutados por suicídiosso de luto por suicídio; oferecer reflexões sobre a posvenção.
Conteúdo programático
O suicídio como morte interdita
e escancarada. Compreensão das implicações e possibilidades no processo psicoterápico na lida com o luto por suicídio. Posvenção e estratégias para grupos de apoio e grupos de psicoterapia.
Objetivo
Discutir, refletir e apresemar estratégias para cuidar para não adoecer em tempos de crise.
Objetivo
Oferecer reflexões sobre trabalho preventivo ao suicídio e de posvenção e instrumentalização para a promoção do acolhimento integrativo
ao sofrimento.
Conteúdo programático
Com base nos ensinamentos de Edwin Shneidman (1993) que afirma que “suicide as psychache”, foi utilizada a palavra A.C.H.E. (DOR) serão apresentadas as 4 ações principais deste programa.
Objetivo
Apresentar subsídios para aquisição de habilidades e formas
de enfrentamento em situações de crise e conflito.
Opções de Temas
e transcendência
*Carga horária: 4 horas ou 6 horas de duração
karinafukumitsu@gmail.com